Quarta, 23 de Junho de 2021 04:01
9.9198.5960
Cidades ENTIDADES

Presidente do Sindiporã diz que sindicato exerce função social importante nos dias atuais

Ele diz que união supera obstáculos e pode facilitar a vida dos associados com serviços oferecidos

11/05/2021 08h58 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: REDAÇÃO
Presidente do Sindiporã, Nelson Monfort
Presidente do Sindiporã, Nelson Monfort

Na primeira das reportagens sobre as entidades em funcionamento em Ponta Porã, o CONJECTURAS ouviu o presidente do Sindiporã – Sindicato dos Servidores Público Municipal de Ponta Porã – um dos sindicatos mais fortes e organizados em termos de números de associados.

Com sede própria, localizada em área e local privilegiados, o servidor público municipal Nelson Jefferson Monfort, conhecido por “Dudi” diz que o principal papel dos sindicatos nos dias atuais com as mudanças introduzidas na lei que rege o setor é a função social, auxiliando os associados em todos os aspectos, além de oferecer lazer e entretenimento quando for possível.

O Sindiporã possui uma área localizada na rua 15 de Novembro, entre a avenida Brasil e a rua Antonio João, área com amplo espaço cujas diretorias foram melhorando e hoje está dotado de salão com churrasqueira ampla com área de jogos, disponibilizado aos associados com ou sem reserva para sua utilização.

Fundado no início da década de 90, o Sindiporã foi se fortalecendo com o passar do tempo. Até pouco tempo atrás sempre foi visto como uma espécie de trampolim político, ou seja, utilizado para proveito eleitoral, seja na disputa de um cargo eletivo – geralmente vereador – ou para fechar “acordos” com políticos de todas as matizes eleitorais.

Hoje, a configuração é outra. “Nossa diretoria sempre esteve empenhada em fortalecer o sindicato enquanto associação corporativa, de forma que o coletivo prevaleça sobre os projetos ou interesses individuais”, atesta Nelson Monfort.

Ele cita as últimas eleições municipais.

“Trabalhamos para lançar um nome do sindicato, mas não chegamos a um consenso e não participamos diretamente. Apenas abrimos o sindicato para todos os que quiseram apresentar suas propostas, falar com os servidores e assim garantimos a plena democracia dentro da nossa entidade. Acabou aquela fase do apadrinhamento, da politicagem, das promessas baratas e nunca cumpridas”, diz o dirigente.

Ele diz que tem uma diretoria coesa e bastante fortalecida na união.

Os convênios firmados pela entidade garante maiores opções em compras junto ao comércio. Nelson cita também como fator importante o papel desempenhado pela prefeitura que repassa os compromissos dos filiados regularmente.

“Tivemos uma época em que isso não acontecia e hoje estamos bastante tranquilos quanto aos compromissos que firmamos”, diz o presidente.

O CONJECTURAS fez algumas perguntas ao líder sindical.

CJS - Como você vê, enquanto líder sindical, o movimento sindicalista em todo o país?

 

Presidente - O movimento Sindical no país está passando por sérios problemas, o fim do Imposto Sindical trouxe graves consequências no financiamento das entidades. A Pandemia tem dificultado muito a atuação sindical – o distanciamento tem acarretado dificuldades na interação com os associados.

 

CJS - No Estado, o sindicalismo já foi muito forte. Em relação a categoria em que o Sindiporã está representando, como está o trabalho?

 

Presidente - Na nossa categoria estamos fazendo o melhor possível, estamos mobilizando todos. O que tem dificultado aqui são as leis que impedem a concessão de reajuste e progressões nas carreiras. Temos usado as redes sociais para interagir com os associados.

 

CJS - Qual é o papel primordial do Sindicato hoje? Além do trabalhista, também tem uma função social?

 

Presidente - Sim, o Sindicato tem uma função social muito importante – por exemplo no caso do Vírus, o Sindicato tem atuado com a finalidade de conscientizar a todos da importância dos cuidados, na orientação sobre tratamentos e etc. Estamos em constante debates com o Prefeitos sobre as melhorias para a cidade e para os trabalhadores.

 

A atual diretoria do Sindiporã está assim constituída: Diretoria Executiva – Presidente: Nelson Jefferson Monfort; Vice Presidente: Lino Gonçalves; Diretor de Secretaria Geral: Margarete Marques; Vice Diretor Secretaria Geral: Eliane Cáceres Machado Bernal; Diretor de Finanças: Antonio Marques; Vice Diretor de Finanças: Luis dos Santos; Diretor de Patrimônio: Sonia Cristina Niveiro; Vice Diretor de Patrimônio: Katia Cilene Silveira Machado; Diretor Social: Aparecido Bruno Teixeira Virginio; Vice Diretor Social: Carmelos Benites; Diretor Jurídico: Jefferson Isac Vilhalba Peralta; Vice Diretor Jurídico: José Armando Afonso; Diretor Sindical: Emerson José Hartinguer e Vice Diretor Sindical: Telma Ferreira Marques.

 

A sede do sindicato está situada à Rua Quinze de Novembro, 237, bairro centro.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Porã - MS

Ponta Porã - Mato Grosso do Sul

Sobre o município
Ponta Porã, município localizado na faixa de fronteira com o Paraguai
-
Atualizado às 20h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (24/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Sexta (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias