Quarta, 23 de Junho de 2021 05:06
9.9198.5960
Cidades NATUREZA

Fazendas no Pantanal serão desapropriadas para regularização de Parque Estadual em MS

Estudos serão coordenados pela Agraer

08/05/2021 07h20
Por: Redação Fonte: Redação
Fazendas no Pantanal serão desapropriadas para regularização de Parque Estadual em MS

Fazendas localizadas na zona rural de Aquidauana e Corumbá serão desapropriadas para regularização do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro.

O objetivo é proteger e contribuir com a manutenção dos ecossistemas naturais, bem como implementar um novo corredor turístico em Mato Grosso do Sul.

A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) fará os levantamentos fundiários e avaliações pertinentes para ações de desapropriação, repassando dados que vão subsidiar os procedimentos jurídicos da PGE (Procuradoria-Geral do Estado).

A iniciativa visa cumprir uma das medidas previstas em TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado em junho de 2018, que tem a participação da Cesp (Companhia Energética de São Paulo), Governo do Estado e mais seis municípios, dentre os quais Batayporã, Anaurilândia, Bataguassu, Santa Rita do Pardo, Brasilândia e Três Lagoas.

Este acordo prevê aquisições de áreas para implantar a infraestrutura do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, que foi criado no ano 2000.

A unidade abrange os municípios de Aquidauana e Corumbá, em área que contempla ambientes representativos e característicos do Pantanal. 

Junto com as Reservas Particulares do Patrimônio Natural) Santa Sofia, Fazendinha e Rio Negro, o parque forma o maior conjunto de áreas naturais protegidas pelo Estado, que chegam a cerca de 100 mil hectares.

A área deve sediar pesquisas científicas e, futuramente, atividades de visitação como arvorismo, safári fotográfico, observação de fauna e flora, dispondo de atrativos como trilhas, lagoas, fauna com grandes mamíferos e bosques.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 20h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (24/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Sexta (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias