Quarta, 23 de Junho de 2021 05:01
9.9198.5960
Cidades RISCOS

Corpo de Bombeiros faz alerta para prevenção de queimadas durante período de estiagem

Período seco oferece riscos à propagação de incêndios

07/05/2021 11h35
Por: Redação Fonte: Asecom
Tempo seco é propício para as queimadas sem controle
Tempo seco é propício para as queimadas sem controle

Com um decreto em vigor estabelecendo situação de emergência ambiental em todo o Mato Grosso do Sul, o Corpo de Bombeiros já trabalha em um Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios que vai traçar estratégias, preparar equipes e fazer o reconhecimento das áreas por terra, água e ar. A instituição também está fazendo um trabalho de prevenção e conscientização, para evitar as queimadas nas áreas urbanas e nas propriedades rurais.

Uma das maiores preocupações com o período de seca são os incêndios que tomam proporções descontroladas, podem devastar a vegetação e matar animais, principalmente na região do Pantanal. No passado, o bioma teve quase 30% de seu território queimado, uma área de 4,344 milhões de hectares. Desse total, 2,399 milhões de hectares correspondem à devastação no Estado do Mato Grosso e 1,944 milhão de hectares a Mato Grosso do Sul.

Pensando em medidas preventivas, o Governo do Estado irá investir R$ 53 milhões em infraestrutura, com aquisição de equipamentos e até a publicação de um edital para compra de uma aeronave preparada para combater incêndios.

Prevenção

De acordo com o Sargento Jahn, do 5º Subgrupamento de Bombeiros (SGBM) de Coxim, os incêndios nas propriedades rurais são maiores e exigem mais atenção na questão ambiental e, nesse sentido, o Corpo de Bombeiros orienta que seja feito o trabalho de prevenção por parte dos produtores, que são os aceiros ao longo das propriedades.

“É importante que o fazendeiro já trabalhe com essa ideia porque ele sabe que nesta época o incêndio acontece. Então, é preciso ter uma atenção redobrada agora, para que nos meses de julho e agosto, quando se intensificam os números das queimadas, o trabalho feito lá no início, que é a realização dos aceiros, ajude a diminuir o alastramento desse fogo”.

De acordo com Eduardo Ferreira Coutinho, coordenador das atividades rurais do Sindicato Rural de Coxim, nesta época do ano muitos produtores já realizam o aceiro. “Muitos têm maquinário próprio e já realizaram o trabalho de prevenção na sua propriedade e os que não têm maquinário emprestam dos que têm. Eles sempre fazem esse trabalho em conjunto, estão sempre em contato realizando esse trabalho de cuidado e prevenção”, explica.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 20h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (24/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Sexta (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias