Quarta, 23 de Junho de 2021 05:27
9.9198.5960
Cidades CRIANÇA -ADOLESCENTE

Curso para conselheiros tutelares já está disponível na Escolagov

Curso tem por finalidade aperfeiçoar atendimento

24/05/2021 18h49
Por: Redação Fonte: Asecom
Curso virtual já está disponível aos Conselhos Tutelares
Curso virtual já está disponível aos Conselhos Tutelares

Com produção da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), por meio da Superintendência da Política de Direitos Humanos (SUPDH), o curso para conselheiros tutelares de MS já está disponível no portal da Escola de Governo (Escolagov). Com carga horária de 16 horas, o curso facilita o acesso dos conselheiros ao entendimento do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (SIPIA).

Para a secretária da Sedhast, Elisa Cleia Nobre, o curso é essencial para a formação dos conselheiros. “Parcerias, como a da Escolagov e do Ministério Público Estadual, foram primordiais para esse resultado. Nossa equipe se empenhou e começou a buscar novas alternativas, diante do cenário de pandemia que vivemos, mas nunca deixou de atender a nenhum pedido de capacitação. Agora, on-line, os conselheiros poderão acessar ainda mais esse conteúdo de qualidade de onde estiverem”, destacou.

O material foi captado e editado pela equipe da Sedhast e disponibilizado no portal Escolagov. Esse processo, além de se utilizar de 100% da estrutura já existente, otimizou a utilização de recursos públicos, gerando economia para toda a sociedade.

A superintendente da Política de Direitos Humanos da Sedhast, Ana Lúcia Américo, acredita que a disponibilização do curso vai contribuir com as políticas públicas. “A disponibilização do curso, agora on-line, vai possibilitar que os conselheiros registrem seus atendimentos no SIPIA e a partir desses registros teremos uma proposta de política pública mais eficaz, diante dos dados que são coletados. Uma vez que são os conselheiros tutelares os atores sociais que mais se deparam com casos de violência, abuso e exploração envolvendo a violação de direitos da criança e do adolescente”, esclareceu.

Para acessar o curso é necessário que o conselheiro tutelar, de qualquer um dos 79 municípios de MS, faça uma inscrição prévia no portal Escolagov. No total são quatro módulos, pensados de forma que o conteúdo esteja disponível de forma explicativa. É possível rever as aulas em caso de dúvidas.

Laura Tlaes, coordenadora técnica Estadual do SIPIA e ministrante do curso, explica que o curso on-line deve beneficiar cerca de 2 mil profissionais, entre conselheiros tutelares, secretárias executivas dos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente (CMDCA), conselheiros de direito do CMDCA e atores da rede de proteção de crianças e adolescentes.

“Foi uma experiência desafiadora gravar uma aula para ser transmitida futuramente, é totalmente diferente do que estou acostumada a fazer, porém foi gratificante e recompensador, uma experiência que vou levar para vida. Esta capacitação é de extrema importância, pois se trata de um Sistema de registro de Informação a nível nacional, criado para que todas as informações de violações de direitos de crianças e adolescentes sejam registradas e ajudam a subsidiar a adoção de decisões governamentais nas políticas públicas garantindo assim, o acesso a cidadania”, explicou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 20h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (24/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Sexta (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias